A campanha Bicicleta nos Planos, que teve início em julho de 2015, em agosto de 2019 entrou em uma nova dinâmica.

Sob coordenação das associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil e com apoio financeiro do Instituto Clima e Sociedade – iCS, a campanha teve por objetivo assessorar a sociedade civil organizada – bem como cidadãos, técnicos municipais e decisores políticos interessados – para a inclusão da bicicleta, como meio de mobilidade e transporte, nos Planos de Mobilidade Urbana – PlanMobs, os quais são regulados pela Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU.

A campanha, que contou também com o apoio financeiro do Banco Itaú, em diversos momentos atuou em parceria e realizou atividades em conjunto com diversas organizações brasileiras – manifestamos aqui nosso reconhecimento e agradecimento.

Ao longo de quatro anos, foram desenvolvidas diversas ações que contribuíram para a formação e capacitação de organizações da sociedade civil e para elevar a importância da PNMU como forma de planejamento e de elaboração de políticas públicas.

A assessoria para as Organizações Locais atuarem em suas cidades, através de Orientações Técnicas e Materiais de Apoio (direcionados para as distintas situações do PlanMob local: cidades sem PlanMob, elaborando o PlanMob e com PlanMob) se configurou como a atividade central da Campanha, complementada por outras atividades importantes como as Oficinas de Ciclocapacitação, os Infográficos Temáticos, a Campanha De Olho nos PlanMobs (visando o não adiamento do prazo para a elaboração dos PlanMobs), o Banco de Dados de PlanMobs, a oferta da Biblioteca da PNMU e os Webinars.

Em julho de 2019 a Campanha deixou de contar com apoio financeiro, porém as instituições coordenadoras decidiram mantê-la aberta (com seu sítio eletrônico publicado) para que seu conteúdo, que é autoinstrutivo, possa ser utilizado autonomamente por parte de todas as pessoas e instituições interessadas. A coordenação executa, ainda, atualizações e assessoria ocasionais e mantém ativos os canais de comunicação entre as organizações inscritas.

Dadas estas condições, a campanha ainda está aberta para acolher a inscrição de organizações locais interessadas em atua no e/ou pelo PlanMob de suas cidades. A porta de entrada clique aqui.

Para conhecer mais, navegue nas seções do site. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.