Quando falamos em incidir por políticas públicas, logo se imagina reuniões, audiências públicas e protestos, certo? Ao mesmo tempo, ficamos naquele velho dilema do “por que as pessoas não participam?” Com essa pergunta em mente que é possível explorar novas formas de fazer e estimular políticas públicas, em especial para a bicicleta, que foi o que experimentamos no Bike Arte São Sebastião durante a edição local da Virada Sustentável.
O Bike Arte é realizado pelo Aromeiazero com o intuito de trazer a cultura da bicicleta e seus questionamentos sobre a mobilidade e ocupação das ruas nas cidades por meio de um festival. A edição de São Sebastião contou com Bike Café, exposição de quadros e posters de artistas relacionados à bicicleta, empréstimo de bicicletas infantis e manutenção gratuita de bicicleta.
Veja o álbum completo de fotos Bike Arte São Sebastião AQUI.
Bicicletas infantis para empréstimo durante o Bike Arte São Sebastião
E como fazer política para bicicleta em um festival com arte e música? A equipe da campanha Bicicleta nos Planos foi convidada pelo Aromeiazero e organizamos duas atividades baseadas em tecnologias sociais aprendidas com nossos parceiros locais:
1- Bike Blitz São Sebastião: O Bike Blitz é uma tecnologia social proposta pela Associação Ciclourbano, de Aracajau/SE, em que se faz uma pesquisa com ciclistas na rua para identificar seu perfil e os principais problemas em seus trajetos, ao mesmo tempo em que se faz manutenção de suas bicicletas como forma de contribuir e engajar ciclistas para seguirem pedalando. No Bike Arte São Sebastião foi realizado o Bike Blitz com as pessoas que vieram fazer manutenção gratuita em suas bicicletas. Em pouco mais de 1 hora conseguimos entrevistar 16 pessoas e alguns dos resultados podem ser vistos nas fotos e gráficos a seguir:
Ciclista respondendo pesquisa Bike Blitz São Sebastião durante manutenção de sua bicicleta
Confira os resultados da pesquisa Bike Blitz São Sebastião:
- Tipo de bicicleta
- Gênero
- Idade
- Renda
- Possui veículo motorizado?
- Motivo da viagem de bicicleta (Considerando que era um domingo)
- Tempo gasto no deslocamento
- Distância percorrida no deslocamento
- Local no qual estaciona a bicicleta
- Por que anda de bicicleta?
- O que faria você pedalar ainda mais? (Mais votados: Infraestrutura cicloviária, ter uma velocidade mais baixa dos carros e estacionamento para bicicleta)
- Lista de pontos de conflito pelos entrevistados
- Lista de locais mais adequados/fáceis para se pedalar pelos entrevistados
Fatos e dados interessantes do Bike Blitz São Sebastião:
- Entre os entrevistados, seus domicílios têm mais bicicletas do que pessoas
- Quase metade dos entrevistados possuem carro
- Muitos entrevistados usam a bicicleta para atravessar de São Sebastião para Ilha Bella diariamente, integrando a bicicleta com balsa, por ser gratuito e mais rápido que ir de carro
- Foram coletados 13 pontos de conflito onde ciclistas consideram difícil pedalar e 15 pontos onde ciclistas consideram confortável e fácil pedalar
Como fazer uma pesquisa Bike Blitz:
- Crie um formulário online baseado NESTE MODELO (adaptado do formulário fornecido pela Associação Ciclourbano) ou se não faça um formulário em papel.
- Aplicamos um modelo mais atualizado da pesquisa em Cruzeiro do Sul. Confira AQUI.
- Vá para um local de interesse onde passe ciclistas para poder entrevistar. Pode ser um cruzamento importante da cidade ou uma ciclovia movimentada.
- Leve bomba de ar, ferramentas básicas de manutenção de bicicleta e se possível adesivos para deixar a marca de seu coletivo/grupo na bicicleta.
- Tenha também panfletos para divulgar seu coletivo/grupo ou com dicas educativas para pedalar na cidade.
2- Oficina comunitária de sinalização de trânsito para ciclista: a segunda tecnologia social que testamos foi uma oficina comunitária para fazer placas e pinturas no trânsito que remetem a um maior respeito a ciclistas. Para isso criamos um estêncil de sinalização horizontal de uma “sharrow”, uma bicicleta com duas setas que orienta por onde ciclistas podem/devem pedalar, além de deixar motoristas mais atentos para a passagem e prioridade de ciclistas. Fizemos também outro estêncil para sinalização vertical em postes com a mensagem “Reduza a velocidade – pessoas (con)vivendo”. Confira algumas fotos do resultado:
Como fazer uma oficina de sinalização de trânsito para ciclista:
- Busque modelos de estêncil na internet, como estes de “sharrows” em banners ou radiografias.
- Desenhe e recorte os modelos de estêncil. Para quem não é habilidoso, uma forma fácil de desenhar é projetar a imagem do estêncil na parede (com um projetor), colar o banner na parede e fazer o contorno.
- Utilize discos de vinil para fazer placas fáceis de pendurar em postes, como estas.
- Utilize tinta vinil, de silk ou spray para ficar mais permanente e visível.
- Caso for fazer diretamente em uma via, busque permissão da prefeitura ou faça uma pintura temporária para demonstrar como aquela rua ficaria melhor com a sinalização.
- Se possível, colete dados após a sinalização para argumentar com a prefeitura e outros atores que a sinalização pode tornar o trânsito mais seguro e confortável para as pessoas.
Quer implementar uma dessas tecnologias sociais? Conte pra gente nos comentários e nos mande as fotos dos resultados.