Nos últimos dias 11 e 12 de setembro, logo após ser palco do maior evento sobre bicicletas do Brasil, o Bicicultura, que se encerrou dia 10, a capital pernambucana recebeu a 1ª Oficina de Formação pela Bicicleta, com foco em municípios nordestinos.
A oficina, que faz parte do projeto que também envolve a campanha Bicicleta nos Planos, teve por objetivo gerar conhecimento e experiência no âmbito do planejamento, implantação e monitoramento de políticas de bicicleta, em conexão com outras políticas públicas urbanas.
Com 16 horas de duração, a Oficina contou com a presença de 35 pessoas, de 7 estados nordestinos e cerca de 15 cidades, sendo os presentes integrantes governos municipais e do Estado de Pernambuco, de organizações e movimentos sociais e de empresas, e teve apoio dos parceiros Ameciclo, Instituto da Cidade Pelópidas Silveira e Programa PedalaPE para sua realização.
Ao longo dos dois dias, foram discutidos assuntos relativos às razões para se promover a bicicleta como parte da política de mobilidade urbana de um município, explorando argumentos com relação a custos ambientais e socioeconômicos das cidades e como a bicicleta pode contribuir com estas diferentes agendas.
Além disso, foram abordados e trabalhados os diversos componentes de uma política da bicicleta, além de discutidas estratégias de sua promoção e integração com outras políticas urbanas, como as políticas de saúde, de esporte e lazer, ambientais e de mudanças climáticas ou até mesmo econômicas. Como parte da experimentação prática, foi promovida a dinâmica “Cidade ideal para a bicicleta”, na qual as participantes puderam usar e abusar da imaginação para criar cidades amigas de quem pedala.
Em seguida, foram apresentadas ferramentas de planejamento participativo e implementação da bicicleta na cidade, tendo apontadas metodologias práticas de planejar e garantir participação na promoção do uso da bicicleta na cidade.
Por fim, após as discussões e diálogos teóricos, foi realizado um laboratório prático, por meio de uma visita técnica na cidade para experimentar e explorar as ferramentas propostas no módulo anterior, caminhos possíveis para trabalhar o tema em sua cidade e os desafios, problemas e potenciais soluções para se promover a mobilidade urbana por bicicleta. A visita, que teve em torno de 10 km de trajeto, foi feita inteiramente em bicicletas e passou por pontos com algum interesse no que tange ao uso da bicicleta e que haviam sido previamente identificados.
Como resultado, a oficina gerou uma rede de pessoas que promovem a bicicleta no Nordeste, o compartilhamento de experiências entre gestores públicos e integrantes de movimentos sociais e a difusão de inúmeros conhecimentos, estratégias e táticas para incluir a bicicleta como parte da mobilidade urbana dos municípios que lá estiveram representados.
Conforme afirma uma das participantes, “o conhecimento acerca das estratégias de conversa entre poder público X sociedade civil e os exemplos práticos de outras cidades onde a bicicleta está presente nos Planos, isso será crucial no diálogo que pretendemos firmar com a Prefeitura de Campina Grande.”
A quem possa interessar, a oficina foi baseada, entre outras referências, nos seguintes materiais:
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ANTP – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana Relatório Geral 2011,2012
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ANTP – Mobilidade Humana para um Brasil Urbano, 2017
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Comissão Europeia – Cidades para Bicicletas, Cidades de Futuro, 2000
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GEPOIT – “Planejamento Cicloviário: Diagnóstico Nacional”, 2001
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IEMA – A bicicleta e as cidades: como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana, 2010
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ITDP – Guia de Planejamento Cicloinclusivo, 2017
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Transporte Ativo – Contagem de Estabelecimentos Comerciais com Entregas por Bicicleta em Copacabana, 2011
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Transporte Ativo – Contagem de Estabelecimentos Comerciais com Entregas por Bicicleta em Copacabana, 2015
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Transporte Ativo – Pesquisa Perfil do Ciclista 2015, 2015
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WRI – Caderno Técnico Transporte Ativo, 2016
Sobre a campanha Bicicleta nos Planos: realizada pelo Bike Anjo e UCB (União de Ciclistas do Brasil), visa estimular municípios que têm mais de 20 mil habitantes a contemplarem a bicicleta como meio de transporte prioritário no seu Plano de Mobilidade Urbana. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU – Lei 12.587/2012, municípios com mais de 20 mil habitantes têm até abril de 2019 para apresentar projeto de mobilidade urbana.