Nos últimos dias 25 e 26 de novembro, Florianópolis recebeu a 2ª Oficina de Formação pela Bicicleta SUL, com foco em municípios da região Sul do país.
A oficina, que faz parte do projeto que também envolve a campanha Bicicleta nos Planos, teve por objetivo gerar conhecimento e experiência no âmbito do planejamento, implantação e monitoramento de políticas de bicicleta, em conexão com outras políticas públicas urbanas.
Com 16 horas de duração, a Oficina contou com a presença de 30 pessoas, de 15 cidades e todos os 3 Estados do Sul, sendo os presentes integrantes governos municipais e do Estado de Santa Catarina, de organizações e movimentos sociais, e teve apoio dos parceiros Amobici, IPUF, Rede Bici-SC, Suderf-SC e Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC para sua realização.
Ao longo dos dois dias, foram discutidos assuntos relativos às razões para se promover a bicicleta como parte da política de mobilidade urbana de um município, explorando argumentos com relação a custos ambientais e socioeconômicos das cidades e como a bicicleta pode contribuir com estas diferentes agendas.
Além disso, foram abordados e trabalhados os diversos componentes de uma política da bicicleta, além de discutidas estratégias de sua promoção e integração com outras políticas urbanas, como as políticas de saúde, de esporte e lazer, ambientais e de mudanças climáticas ou até mesmo econômicas. Um destaque do primeiro dia foi a apresentação do projeto de Vias Acalmadas, implementado pela Prefeitura de Maringá na cidade.
Ainda no primeiro dia do encontro, foi realizado um laboratório prático, por meio de uma visita técnica por alguns pontos da cidade, para experimentar e explorar caminhos possíveis para trabalhar temas abordados ao longo da oficina, bem como respectivos desafios, problemas e potenciais soluções para se promover a mobilidade urbana por bicicleta. A visita, que teve em torno de 8,5 km de trajeto, foi feita inteiramente por bicicletas e passou por pontos com algum interesse no que tange ao uso da bicicleta e que haviam sido previamente identificados.
No segundo dia de oficina, foram apresentadas ferramentas de planejamento participativo e implementação da bicicleta na cidade, tendo apontadas metodologias práticas de planejar e garantir participação na promoção do uso da bicicleta na cidade. Com estas ferramentas, foi finalizado o processo de laboratório prático com os exemplos vistos na visita técnica e outros projetos que foram discutidos.
Destacam-se as apresentações do Plano de Mobilidade Ativa de Joinville, o primeiro Plano a unir o caminhar e pedalar do Brasil, e também o Fundo Municipal Fundo Municipal de Apoio à Implantação do Sistema Cicloviário, de Porto Alegre.
Veja as impressões de Gabriel Caldeira, do Grupo de Estudos em Transporte da Universidade Federal do Paraná, sobre a oficina:
A quem possa interessar, a oficina foi baseada, entre outras referências, nos seguintes materiais:
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ANTP – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana Relatório Geral 2011,2012
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ANTP – Mobilidade Humana para um Brasil Urbano, 2017
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Comissão Europeia – Cidades para Bicicletas, Cidades de Futuro, 2000
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GEPOIT – “Planejamento Cicloviário: Diagnóstico Nacional”, 2001
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IEMA – A bicicleta e as cidades: como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana, 2010
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ITDP – Guia de Planejamento Cicloinclusivo, 2017
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Transporte Ativo – Contagem de Estabelecimentos Comerciais com Entregas por Bicicleta em Copacabana, 2011
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Transporte Ativo – Contagem de Estabelecimentos Comerciais com Entregas por Bicicleta em Copacabana, 2015
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Transporte Ativo – Pesquisa Perfil do Ciclista 2015, 2015
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WRI – Caderno Técnico Transporte Ativo, 2016
Sobre a campanha Bicicleta nos Planos: realizada pelo Bike Anjo e UCB (União de Ciclistas do Brasil), visa estimular municípios que têm mais de 20 mil habitantes a contemplarem a bicicleta como meio de transporte prioritário no seu Plano de Mobilidade Urbana. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU – Lei 12.587/2012, municípios com mais de 20 mil habitantes têm até abril de 2018 para apresentar projeto de mobilidade urbana.