O PLANO DE MOBILIDADE URBANA E AS BICICLETAS

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob ou também PMU) é o instrumento de planejamento e gestão da mobilidade de um município. Ele trata de pensar, desenvolver e propor como se darão os deslocamentos de pessoas e bens em uma cidade, integrado a planos de outras políticas temáticas e que têm relação com a mobilidade urbana, como o uso do solo, moradia, mudanças climáticas, energia, etc.

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU – Lei 12.587/2012, os municípios brasileiros que têm mais de 20 mil habitantes devem elaborar esse Plano, sob pena de não poderem acessar recursos financeiros federais destinadas à mobilidade urbana. O último dia do prazo para a elaboração do PlanMob foi 12 de abril de 2019 (conforme os dois adiamentos).

Dentro do PlanMob, a bicicleta deve ser considerada prioridade – junto com outros transportes ativos – sobre os transportes motorizados (PNMU art. 6, II). Além disso, ela é uma ótima forma de melhorar a saúde da população, diminuindo gastos com saúde pública; contribuir com a redução da poluição do ar e sonora, além de não emitir gases de efeito estufa; economizar recursos e estimular a economia local; reduzir os engarrafamentos, resultando em menos stress, menos tempo perdido no trânsito e mais produtividade e geração de renda na cidade.

Baixe o Guia “A Inclusão da Bicicleta nos Planos”.

A CAMPANHA “BICICLETA NOS PLANOS”

A campanha BICICLETA NOS PLANOS teve início em julho de 2015 sob coordenação das associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio financeiro do Instituto Clima e Sociedade – iCS. O objetivo da campanha é estimular e assessorar a sociedade civil organizada – bem como cidadãos, técnicos municipais e decisores políticos interessados – para a INCLUSÃO DA BICICLETA como meio de transporte NOS PLANOS DE MOBILIDADE URBANA – PLANMOBS.

Em julho de 2019 a Campanha deixou de contar com apoio financeiro, porém as instituições coordenadoras decidiram por mante-la aberta (com seu sítio eletrônico publicado) para consulta e para utilização autônoma de seu conteúdo e das suas ferramentas por parte de todas as pessoas e instituições interessadas, com atualizações e assessoria ocasionais.

Clique aqui para saber mais sobre a situação atual da campanha.

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INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

UCB – União dos Ciclistas do Brasil: fundada em 2007, atualmente a UCB é composta associações de ciclistas, ciclistas e, como apoiadoras, empresas privadas. Ela está presente em 176 cidades de 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. A UCB funciona como um espaço de articulação entre atores e iniciativas locais, facilitando e encorajando o compartilhamento de informações, métodos e processos para emponderar e aumentar a efetividade dos seus membros e para, unindo forças, intervir em políticas públicas e desenvolver projetos de âmbito nacional. Saiba mais: uniaodeciclistas.org.br


ba-logoBike Anjo: Desde sua criação, em 2010, o Bike Anjo se desenvolveu em uma rede de mais de 3.000 ciclistas apaixonadas(os) pela bicicleta em 400 cidades que promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades. Para isso, contam com uma plataforma que conecta instrutores voluntários com ciclistas iniciantes, além de realizarem campanhas de mobilização e atividades educativas. Saiba mais: bikeanjo.org

INSTITUIÇÃO APOIADORA

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