Esta Orientação Técnica – OT tem o objetivo de estimular e instruir as Organizações Locais para a realização de eventos que tematizem o PlanMob em suas cidades.
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Por que realizar um evento?
Toda campanha que busque promover mudanças na sociedade necessita, para obter sucesso, ser do conhecimento e obter apoio ou solidariedade de demais organizações e da sociedade em geral.
Destacamos as principais justificativas para a realização de um evento:
- Demonstração de capacidade de articulação social e maturidade política da organização
- Demonstração, com isso, para o poder público, de poder de influência sobre a sociedade
- Aumento da visibilidade social perante outras organizações e a opinião pública
- Criação de um fato para a abordagem da imprensa, ampliando a visibilidade da causa defendida
- Ampliação e geração de conhecimento sobre a questão abordada
- Possibilidade de obtenção de apoios interinstitucionais
- Possibilita a reunião dos membros do movimento social, que geralmente estão dispersos
Tipos de evento
Existem vários tipos de eventos que podem ser realizados. No caso da Campanha, a definição do evento deve ser focada em uma estratégia política e pedagógica.
Escolha do tipo de evento
Para a escolha do tipo de evento considere os seguintes fatores:
- Cronograma: qual o tempo disponível para organizar o evento, para sua realização e para tirar proveito do mesmo – lembre-se que o evento deve estar articulado com o calendário do processo do PlanMob local
- Custo: quanto maior o evento, maiores os custos, mesmo conseguindo cessões de espaço, serviços e materiais gratuitos. O cronograma também interfere no custo, pois quanto menos tempo para realizar o evento, menores são as chances de angariar recursos
- Equipe: quanto maior e mais complexo o evento, mais pessoal envolvido será exigido, entre voluntários e profissionais contratados
- Objetivo: conforme a listagem de abaixo, é necessário que o Tipo (ou formato) escolhido atenda melhor à pergunta “o que desejamos obter com este evento”
Tipos principais de evento
Assim, dentre os vários tipos de evento, selecionamos os três mais alinhados com as características da Campanha:
- Fórum:
- Possui um caráter mais político do que técnico ou científico, privilegiando o debate entre os participantes, mas podendo contar com exposições de especialistas sobre os temas abordados
- Bastante adequado para a tomada de decisões, elaboração de propostas ou formulação de acordos
- Convém ser realizado em pelo menos 8 horas (duas seções)
- Pode ser realizado com qualquer quantidade de participantes
- Pode conter seções divididas em grupos temáticos
- Seminário:
- Possui um caráter mais expositivo e voltado para o compartilhamento de conhecimentos
- Caracterizado por palestras e outras formas de exposição para grande público
- Convém ser realizado em pelo menos 4 horas, mas pode também ser estendido por mais períodos
- Pode ser realizado com qualquer quantidade de participantes
- Embora menos usual, também pode ser aproveitado para a formulação de propostas ou acordos
- Roda de Conversa:
- Evento de pequeno porte que pode substituir os anteriores em caso de baixa capacidade operacional
- Indicada para poucos participantes com o intuito de debater situações e de formular propostas
- Mais indicada para o debate de assuntos específicos entre membros com afinidades entre si
- Possui curta duração, de no máximo 4 horas, conveniente para períodos noturnos
- Pode ser realizada em forma de série, distribuída em semanas consecutivas, cada Roda discutindo um tema
- Também pode contar com a exposição, mais curta, de especialistas
- Reivindica pelo menos um coordenador ou facilitador, bem como de um relator
- Oficina:
- Evento de pequeno a médio porte, voltado para a capacitação dos participantes ou para a elaboração conjunta de conhecimentos
- Indicada para poucos participantes por seção, facilitando a interação dos participantes e o aprofundamento dos conhecimentos
- Convém ser realizada em pelo menos 4 horas, mas pode ser ampliado, com a adaptação do conteúdo e da metodologia
- Necessita da condução por um ou mais especialistas na área, ou de uma competente moderação ou coordenação, no caso da oficina ser realizada para a criação conjunta de conhecimentos
- Pode requerer a distribuição em grupos de trabalho
Especificidades para a bicicleta
Sendo ou não focado na mobilidade ciclística, o evento precisa criar condições de acesso para ciclistas e pode explorar ações vinculadas com a bicicleta.
- Estacionamento:
- Não aceite realizar o evento em local que não possua bicicletário ou, no mínimo, área segura para o estacionamento de bicicletas
- Não esqueçam de destacar esse cuidado para todos os participantes do evento, mesmo para os que vierem de carro, para relevar a importância desta medida
- Pedalada:
- Cogite a realização de uma pedalada vinculada ao evento
- Pode-se estimular que os participantes se desloquem de bicicleta para o evento e, para isso, oferecer brindes ou sortear presentes
- Para eventos de maior duração, pode caber na programação uma pedalada lúdica ou técnica
- Dependendo da temática do evento, sobretudo se envolver propostas práticas para infraestrutura ou educação, convém inserir, na programação, uma pedalada sob a forma de visita técnica
Participantes e expositores
A quantidade e perfil dos participantes deve estar atrelada ao objetivo, ao orçamento e à capacidade operacional do evento. Na definição dos convites, considere as seguintes questões:
- Participação multissetorial:
- Para envolver toda a sociedade, se for conveniente ao tipo do evento, convide representantes dos três setores sociais: sociedade civil (associações, movimentos sociais, entidades de classe etc.), poder público (prefeitura, governo estadual, vereadores, Ministério Público) e iniciativa privada (empresas importantes, sindicatos patronais etc.)
- Apoiadores e parceiros:
- Todos os apoiadores e parceiros precisam ser convidados (e mencionados no ato do evento)
- Cogite efetuar convites para estimular ou solicitar apoios, sejam financeiros, cessão de espaço ou fornecimento de produtos ou serviços
- Ciclistas e cicloativistas:
- Tenha cuidado especial em convidar e convocar todas as organizações e coletivos de ciclistas locais, para aumentar o vínculo entre eles e enriquecer o debate
- Convide também ciclistas do segmento esportivo e dos grupos de esporte-lazer, pois os mesmos são formadores de opinião e também precisam ser conquistados para a luta pela bicicleta
Tema: vinculado à situação do PlanMob
É fundamental que o evento esteja vinculado à situação do Plano de Mobilidade de sua cidade e, portanto, ao tipo de campanha que está sendo realizado localmente.
- Cidades que não possuem PlanMob:
- Focado em argumentos, conhecimentos e medidas a serem tomadas para que a prefeitura dê início ao processo de elaboração do PlanMob
- O evento pode ter o intuito de mobilizar a sociedade como um todo ou um segmento social (os cicloativistas ou a sociedade civil de forma ampla, por exemplo) para realizar pressão conjunta sobre o poder público local
- Se necessário e possível, elabore, no evento, uma Nota ou Manifesto Público a ser entregue para o poder público, ou ainda uma “Carta Compromisso com o PlanMob”, que deverá ser assinada pelo chefe do poder executivo
- O evento pode levantar propostas a serem apresentadas ao texto do PlanMob, sob a forma mais geral de princípios e diretrizes
- Cidades que estão elaborando o PlanMob:
- Focado em argumentos, conhecimentos e medidas a serem incorporados ao PlanMob em elaboração
- O evento pode ter o intuito de mobilizar a sociedade como um todo ou um segmento social (os cicloativistas ou a sociedade civil de forma ampla, por exemplo) para melhorar e ampliar a representatividade e a participação no processo
- Se o processo de elaboração do PlanMob possui irregularidades ou inconsistências, o evento pode ser realizado para mobilizar a sociedade para realizar pressão conjunta sobre o poder público local visando sanar tais problemas
- Se necessário e possível, elabore uma Nota ou Manifesto Público a ser entregue para o poder público, ou ainda uma “Carta Compromisso com o PlanMob”, que deverá ser assinada pelo chefe do poder executivo
- É salutar realizar um ou mais eventos para levantar propostas a serem apresentadas ao texto do PlanMob, tanto sob a forma geral de princípios e diretrizes, mas também de medidas e instrumentos concretos e factíveis
- Cidades que já possuem o PlanMob:
- Focado em argumentos, conhecimentos e medidas a serem aplicados na implementação do PlanMob existente
- O evento pode ter o intuito de mobilizar a sociedade como um todo ou um segmento social (os cicloativistas ou a sociedade civil de forma ampla, por exemplo) para demandar ao poder público a correta e efetiva implementação do PlabMob e o respeito ao seu conteúdo na execução das políticas públicas
- Se necessário e possível, elabore uma Nota ou Manifesto Público a ser entregue para o poder público, ou ainda uma “Carta Compromisso com o PlanMob”, que deverá ser assinada pelo chefe do poder executivo
Recursos e possibilidades adicionais
De acordo com o tipo de evento escolhido, alguns recursos adicionais podem ampliar os seus resultados:
- Transmissão:
- Cogite a possibilidade de transmitir o evento simultaneamente pela internet, utilizando recursos pagos ou gratuitos, como o Google Hangouts
- A transmissão aumenta a quantidade de pessoas que podem participar ou tomar conhecimento, sobretudo em cidades grandes ou em temas de interesse de outras cidades e regiões
- Convidado externo:
- Caso seja possível e financeiramente viável, a presença um/a especialista externo (de outra cidade, estado ou mesmo país) como expostitor pode agregar conhecimento e também atrair mais interessados
Comunicação do evento
O evento precisa ser bem divulgado, tanto para atrair mais participantes quanto para, com isso, aumentar sua credibilidade. Considere o que segue a respeito da comunicação:
- Design:
- Esforcem-se por conseguir elaborar uma identidade visual atrativa e que identifique o evento
- Não havendo voluntário para este serviço, coloquem o custo no orçamento
- Imprensa:
- TV, rádio e jornal são indispensáveis, pois tem o poder quase de chancela dos fatos sociais
- Redija e envie releases para as redações destes meios de comunicação
- Redes sociais:
- Além de estarem ao alcance de todos e ser largamente usadas, são fáceis e de baixo custo
- Se possível, diversifique a divulgação nas três principais redes: Facebook, Twitter e Instagram
- O Facebook, além de tudo, fornece a opção de criar uma página gratuita para o evento
- Assessorias de comunicação de parceiros e apoiadores:
- Busque auxílio de organizações parceiras de maior porte que possuam assessorias ou departamentos de comunicação: elas tem acesso mais fácil à mídia e uma estrutura consolidada de contatos
- A medida é válida tanto para a imprensa tradicional como para as redes sociais
Para saber mais
- Conheça os eventos realizados em suas cidades por Organizações Locais inscritas na Campanha na página “Experiências Exitosas“
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