Fóruns, Seminários e similares
Encontros de natureza técnica e política visam debater, elaborar propostas, angariar apoios e firmar pactos para a inclusão da bicicleta nos PlanMobs e demonstram maturidade e capacidade de articulação da sociedade civil. Conheça experiências exitosas abaixo:
Fórum da Bicicleta de Florianópolis (SC)
- Organizado pela Amobici em de Florianópolis, realizou , nele, elaborou a “Carta do Fórum da Bicicleta de Florianópolis“, contendo propostas a serem contempladas no PlanMob local (que está em fase inicial de elaboração)
- Neste momento, a Amobici busca apoios locais para a sua Carta
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1º Fórum da Mobilidade Urbana de Guabiruba/SC
- Organizado pela Assepavi em parceria com a Prefeitura Municipalq realizou o encontro na perspectiva de pactuar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de elaborar o PlanMob
- Como resultado do evento, a Prefeitura irá dar início ao processo com brevidade
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I Fórum de Bicicletas de Rio Branco/AC
- Realizado pelo Bike Anjo Rio Branco, teve por objetivo levantar a importância da bicicleta no debate sobre a sustentabilidade e mobilidade urbana, contribuindo pela execução do PlanMob local
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Cicloexperiência 2018 em Niterói/RJ
- Lançamento da Campanha Bicicleta nos Planos durante o evento organizado pelo Pedal Sonoro
- Contou com debates promovidos e propostos por outras organizações, apresentações artísticas e envolvimento de comerciantes locais
- Palestras de debates sobre mobilidade ciclística e sobre o PlanMob local foram temas centrais
- Houve participação do poder público discutindo e apresentando o processo local
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Diagnósticos Ciclísticos
É necessário conhecer a realidade para planejar a sua transformação e se a prefeitura não possui dados sobre a bicicleta, a sociedade civil pode buscá-los. Um Diagnóstico Ciclístico pode ser composto de vários tipos de pesquisa, sendo mais comuns as Contagens de Ciclistas e as Pesquisas de Perfil. Conheça experiências exitosas a seguir:
Cruzeiro do Sul/AC
- O Clube Náuas Bike, que busca a elaboração do PlanMob de Cruzeiro do Sul/AC, realizou o Diagnóstico na cidade em parceria com a Universidade Federal do Acre e contando com a participação de agentes de trânsito municipal
- Ver aqui os resultados da pesquisa
Belém/PA
- Em Belém, durante a Oficina de Ciclocapacitação Região Norte + Maranhão também foi realizada, como atividade prática, uma contagem de ciclistas e Entrevistas de Perfil
- Confira aqui mais dados sobre a atividade
Participação em eventos culturais
Pode-se discutir e favorecer o PlanMob em eventos que não sejam direta ou exclusivamente voltados para os mesmo. Eventos artísticos e intervenções urbanas, entre outros temas, também pode ser um local para o desenvolvimento de atividades que acumulam para a promoção da ciclomobilidade, envolvendo simpatizantes de outras áreas da para a mobilidade ciclística. Neles, pode-se fazer oficinas de formação e pesquisas envolvendo os participantes, que compartilham conhecimento e levantam dados sobre a realidade local. Conheça experiências exitosas a seguir:
Bike Arte
- No Bike Arte realizado pelo o Aromeiazero durante a Virada Sustentável de São Sebastião/SP foram realizadas duas atividades baseadas em experiências de organizações de ciclistas brasileiras:
. O Bike Blitz, uma tecnologia social proposta pela Associação Ciclourbano, de Aracaju/SE, que realiza manutenção em bicicletas enquanto entrevista os seus proprietários sobre seu perfil e opinião
. A Oficina de Sinalização de Trânsito para Ciclista, que ensinou a produzir placas e pinturas no trânsito (através de estêncil) que remetem a um maior respeito a ciclistas - Conheça aqui a metodologia e os resultados do Bike Arte São Sebastião
Incidência sobre o orçamento municipal
Aproximando-se de um ente político com poder de alterar os gastos (vereador, secretário ou técnico público), pode-se mostrar a importância de inserir a bicicleta no orçamento municipal. A incidência deve ser feita de preferência da seguinte forma: primeiro colocando a bicicleta como diretriz na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), depois criando uma dotação específica no Plano Plurianual (PPA) e por fim reservando recursos específicos na Lei Orçamentárias Anual (LOA), ou conforme as regras da sua cidade. Conheça experiências exitosas a seguir:
Recife/PE
- A Ameciclo, em Recife/PE, incidiu junto a um vereador para que houvesse uma alteração na LDO e no PPA, porém, ainda não foi possível inserir na LOA; conseguiu, contudo, uma rubrica de orçamento o Plano Diretor Cicloviário, mas ainda sem recursos específicos
- A Ameciclo incide agora para destinar recurso para esta rubrica, seja do orçamento vindouro, seja de outras rubricas, como publicidade ou asfaltamento
- Clique aqui para acessar este relato completo e mais duas experiências exitosas da Ameciclo
Incidência sobre demais políticas públicas
Apesar do objetivo final ser que as secretarias de mobilidade, infraestrutura ou equivalentes implantem projetos cicloinclusivos conforme o PlanMob, a ciclomobilidade pode ser promovida em diversas políticas públicas por suas respectivas secretarias, bem como sobre o poder legislativo, através de diversas formas de incidência. Conheça experiências exitosas a seguir:
Recife/PE
- A Ameciclo, em Recife/PE, obteve sucesso em inserir medidas constantes no Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC-RMR), que não tem sido desenvolvido, no planejamento de outras políticas públicas: Plano de Baixo Carbono, Recife 500 anos, PE 2035, Parque Capibaribe, Centro Cidadão e Plano Diretor
- A incidência foi feita por meio de participação nas audiências públicas que discutiram estas políticas e de instrução da imprensa, usando dados e informações de suas próprias pesquisas
- Clique aqui para acessar este relato completo e mais duas experiências exitosas da Ameciclo
Franca/SP
- A CicloFRAN – Associação dos Ciclistas de Franca, de Franca/SP, obteve sucesso ao obter resposta do poder executivo quanto ao cumprimento da legislação municipal que exige a construção de ciclovias por parte das construtoras em todos novos loteamentos quando esses possuírem avenidas
- A CicloFRAN recorreu a um vereador para que o mesmo exigisse oficialmente o cumprimento da legislação, por meio de Requerimento do Poder Legislativo
- A prefeitura respondeu que a equipe do Controle do Uso do Solo e o GTA (Grupo Técnico de Análises) passará a cumprir a legislação a partir de então
- Clique aqui para acessar o requerimento e a resposta da prefeitura estão aqui




